Lei do feminicídio: no bater das panelas

Lei do feminicídio

Alô alô Brasil! Lei do feminicídio: você sabe o que é?

Sim #minhazamigas, no meio de tanto bate bate de panelas alguém pode ter deixado de prestar atenção em parte do discurso da Presidenta Dilma Roussef e estou aqui para ajudar.

“A Lei do Feminicídio transforma em crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero”

A lei foi sancionada nesta segunda-feira (09/03/2015) e coloca o Brasil como um dos 16 países da América Latina que identificam o crime com nome próprio.

Alguns números:

16,9 MIL – Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), entre 2009 e 2011 ocorreram no Brasil 16,9 mil feminicídios.

68% – Em estimativa feita pela Secretaria de Políticas para Mulheres, 68% dos casos são cometidos dentro da própria casa das vítimas.

12 a 30 ANOS – A pena para esse tipo de crime é inafiançável e imprescritível, e o tempo de reclusão pode variar de 12 a 30 anos.

7º LUGAR – O Brasil é o sétimo país onde mais ocorrem assassinatos de mulheres, segundo do Mapa da Violência 2012 (Instituto Sangari/Ministério da Justiça).

Apesar de ser um marco na história do Brasil, é importante que medidas punitivas como essa não ofusquem a necessidade da conscientização política, social e cultural da população para todo e qualquer tipo de violência ou discriminação contra a mulher seja deixado para trás, junto com ideais retrógrados nos quais o homem é considerado o chefe da família, ou qualquer coisa semelhante.

Leia mais:

Aprovação de projeto é avanço na luta das mulheres (Agência Brasil)

Lei do Feminicídio prevê penas mais rígidas para assassinato de mulheres (Zero Hora)

É isso,

Um beijo para LL,

Lídia

PUBLICIDADE Princess Magical Run - Inscreva-se nessa corrida

Deixe aqui seu comentário =)